top of page

SMORGASBURG: UM FESTIVAL PRA QUEM AMA COMER!!!


Para quem não conhece o Smorgasburg é uma das maiores feiras gastronômicas de rua originada em Nova York. Ocorre todos os finais de semana no Brooklyn. Antes de tudo, uma curiosidade: você tem ideia do porquê do nome "Smorgasburg"? Eu pensava que era uma junção de "smoke" (fumaça) + "gastronomy" (gastronomia) + "burger" (hambúrguer). Quando fui procurar, vi que errei feio. A palavra vem de Smorgasbord, que é um termo sueco para definir uma refeição de vários tipos de comida, e Williamsburg, o bairro que originou a feira.

Dessa vez esse evento queridinho finalmente veio para São Paulo e eu não poderia ficar de fora! Ocorreu em frente ao Obelisco do Ibirapuera, tendo início às 11:30 indo até as 20h. Cheguei por volta das 15h e já tinha muita gente! São MUITAS opções de comida de diferente origem! A boca já até começou a salivar quando me deparei com tudo aquilo! Tantos food trucks juntos num só local que resolvi ver todos eles para no final eu não me arrepender de não ter comido "x"comida. Logo de início já me deparo com a seguinte cena:

Stunt Burger com loja física em São Paulo

Que perdição!! O queijo sendo derretido com maçarico e raspado até cair em cima do hambúrguer... Socorro! Segurei o impulso e lembrei que iria ver tudo o que a feira tinha antes de finalmente decidir (tortura).


Naquele dia o tempo estava colaborando: um céu lindo e um sol deixando tudo mais vivo! Junto a isso havia bandas tocando diversos tipos de música, tornando o ambiente ainda mais gostoso! Eu realmente estava encantada vendo toda aquela cena e sentindo diversos aromas de fazer a barriga roncar. Queria eu ter dinheiro e estômago para provar cada uma das comidas que tinha lá.


Um famoso do Smorgasburg é o Ramen Burger. Um hambúrguer em que o pão é substituído por macarrão (parecia ser aqueles de yakissoba). Se eu provei? Pela sua fama, eu deveria sim ter provado... Mas comecei a imaginar o sabor do macarrão junto com a carne e cheguei a conclusão que não estava muito afim. Se fosse para comer hambúrguer, que fosse o tradicionalzão. Se você que está lendo provou, por favor me diga se valeu a pena!!!

Ramen Burger do Vinil Burger

Seguindo a rua, ainda deparei com comida africana, americana, australiana, nordestina, brasileira, alemã, japonesa, portuguesa, peruana... Cara, era o paraíso! Muito difícil saber o que escolher!

Biyou'z: comida africana

Havia também uma barraquinha vendendo doces com insetos! Vi que tinha larvas e grilo! Não, não tive coragem de provar. Ainda mais eu que tenho nojo e medo de inseto! Você comeria?


Segue alguns food trucks e comidinhas do evento (para saber mais sobre eles, clique na foto!):

Giro Pizza Truck

American Shake

Hambúrguer árabe do Souk Burger

Comida portuguesa do POR AÍ Tasca Portuga

Outro muito interessante era o Churras Delas e o Braseiras: churrasco de chão comandado por mulheres! E como estavam fazendo sucesso! Fila enorme!!


Algo que fiquei com vontade de pedir só para tirar foto era a torre de rapadura! Por cima ia uma calda de doce de leite que escorria lentamente seduzindo todos que a observavam. Lindíssima!


Depois de ver todas as barraquinhas, decidimos primeiro pegar uma batata frita do Batatalhão. (Lombriga do meu pai) Pedimos a que vinha bacon. Apesar de a batata não estar nada de mais, o bacon estava bem gostoso! Vinha uma fatia inteira! Uma pena que não tinha muito. Gostei mais do molho de alho do que da batata. Sério.

Em seguida, fomos para o food truck de comida mexicana: o La Buena Onda, o qual além de possuir food truck, também tem uma unidade em São Paulo. Belíssimos nachos saindo com muito, muito molho! Foi essa cena que nos convenceu a pedir um.


Os nachos estavam maravilhosos!! Bem crocantes e saborosos! Havia molho chilli, guacamole, pico de gallo e sour cream! Todos bem temperados!


O próximo alvo foi o Ubá. O nome vem do Tupi-Guaraní, significando "canoa", o que justifica sua apresentação. Oferece produtos mais saudáveis com ingredientes frescos, além de ser uma excelente opção para vegetarianos e veganos! Pedi a Moqueca de Frutos do Mato: "à base de legumes, shimeji, shitake e banana da terra. Acompanha arroz e farofinha de dendê". Achei um dos pratos mais diferentes da feira.

A descrição me fez imaginar que seria algo bem saboroso. Foi isso? Bem, a apresentação estava muito bela, mas a massa que servia de pratinho (a canoa) estava um pouco dura. A moqueca estava suculenta, porém senti falta de tempero, não dando para distinguir cada um dos ingredientes.

Outro queridinho da feira era o Bráz Elettrica! Já havia experimentado! Uma massa super macia e elástica e um molho de tomate delicioso! Pegamos uma marguerita! Explêndida como uma marguerita fiel tem que ser! Aliás, super recomendo visitar essa pizzaria! BBB: bom, bonita e barata.

Só podia ter caprichado mais no manjericão

E agora entra a sessão de fotos do hambúrguer pelo qual me encantei. Lá estava eu andando pela feirinha quando vejo:

Fique boquiaberta! "Eu tenho que provar!", foi minha reação. A fila era imensa, mas se eu saísse de lá sem esse hambúrguer com certeza me arrependeria. Eu ia ficar ali independente do tempo que levar. Aquele cara ligando o maçarico fez isso na hora certa. Realmente me fisgou!


Fiquei na fila por 2h. Paciência tem de sobra quando o assunto é comida. Nesse tempinho comecei a conversar com duas pessoas na fila e uma delas me disse que era o melhor hambúrguer que havia comido (isso que ele já tinha ido em muitas hamburguerias famosas de São Paulo). Falou que ia pegar mais 5 hambúrgueres, pois só tinha provado um pedaço do amigo e se encantou. Comecei a salivar mesmo não estando com um pingo de fome. Pode isso? Quando cheguei ainda estava claro e quando finalmente chegou minha vez (vez de pagar, pois havia outra fila: a de espera), já estava de noite e frio. "Se esse hambúrguer não valer a pena, eu vou ficar p*** da vida". Depois de tanto tempo, decidi pegar 2 lanches ao invés de 1. (vai que eu gosto muito e depois fico com vontade de comer outro. Mais 2h de fila não era uma opção)

Lindo de ser ver, né não?

"Naomi!", disse o cara com meus pedidos prontinhos. Os olhos brilhavam. "Finalmente chegou o momento", pensei. Já salivando, tirei correndo as fotos e dei uma abocanhada. O primeiro foi o mais simples: o Traditional Smoke ("200 gr do nosso blend de ossobuco grelhado no carvão com sal grosso, queijo derretido e maionese artesanal em um pão brioche").


E como era suculento!! Uma carne ao ponto um pouco mais para mal passada, super hiper mega saborosa! O sal grosso foi o ápice. Eu pensei que ficaria salgada, mas ao morder a carne você também sentia o sal grosso se quebrando, o que deixava o lanche mais divino!! Os sabores se intensificavam! Por fim, um pão super macio! Que experiência! Que hambúrguer! O segundo foi Smoked Bacon, que é parecido com o Traditional, tendo como diferença somente bacon, alface e tomate. Outro também magnífico!! Bacon eleva qualquer comida, concordam? Havia lanches com linguiça e outro com presunto parma, porém preferi optar pelos mais simples. Não me arrependi.

Depois de tanta comilança: SOBREMESA!! Não. Não foi dessa vez. As filas estavam enormes e ninguém mais estava com paciência para pegar só um doce. (isso só ocorreu, pois tinha tortinha de chocolate em casa, se não eu não sairia de lá sem sobremesa)


A única má notícia que dou é que o Smorgasburg ocorre somente uma vez por ano. Na verdade, essa foi a primeira vez que o festival veio de forma completa. Uma pena que não tem previsão de volta, mas foi um evento que deu super certo aqui! Lotou de gente! Essa feira deveria acontecer mais vezes! Quem sabe um dia ela começa a ter a mesma frequência que a de Nova York, ocorrendo todos os finais de semana. (que esse meu desejo se torne realidade)


E você? Estava presente no Smorgasburg? Conta para mim o que você comeu de bom lá! Ficarei feliz em saber!!

Comments


FALE COMIGO

Seja notificado quando houver post novo!

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Success! Message received.

bottom of page