top of page

BANDEJÃO DA UNESP!!!


Hoje vocês vão ter uma resenha de um lugar diferente do que tenho costume de postar por aqui. É restaurante? Sim! Gourmet? Não! Acessível? Sim! Os unespianos (spoiler, spoiler!) amam? Sim! É um sofrimento? Também! É o RU (Restaurante Universitário) da Unesp (Universidade Estadual Paulista)!! UHUUL!


Tudo começou com as pessoas descobrindo que eu gosto de fazer resenhas. Eis que algumas pediram para eu resenhar o bandejão da Unesp. “Por que não, né?”, pensei. Fora que também seria uma coisa nova por aqui e vocês poderiam entender como é o esquema lá. Abracei a ideia e nisso decidi tirar fotos de todos os pratos durante uma semana. Antes de ir para o meu tão querido “O QUE ACHEI”, irei explicar como faz para conseguir almoçar no local (sim, servem somente no horário do almoço). Lembra no começo que eu falei que era um sofrimento? Pois agora você irá entender.


Infelizmente a Unesp quis dar uma de diferentona. Com uma infraestrutura muito boa, ela não permite que todos os estudantes consigam uma refeição no RU. São oferecidas todos os dias 300 refeições para os alunos de Graduação e Pós-Graduação, 60 para os que necessitam de Auxílio de Permanência Estudantil e 140 para os “visitantes” (pessoas que estão relacionadas à Unesp, seja por causa de bancas, pesquisas, congresso, palestras, etc). Agora leve em conta que a Unesp de Bauru tem mais de 7000 alunos. Entende como todos sofrem agora? Toda segunda-feira cada um precisa ficar de plantão no site alguns minutos antes das 7:30, horário que liberam as reservas dos almoços (lembrando que essas reservas são sempre para o almoço da próxima semana. Eu sei, confuso e estranho) Quando a hora chega, tem tanta gente online que muitas vezes dá erro e você precisa ficar atualizando a página para ver se consegue sair disso. Você pensa que a competição fica somente na hora do vestibular? Nananinanão. As segundas são dias de batalha.


Depois de você conseguir reservar, você precisa ver às 10h se você saiu vitorioso ou não, ou seja, se você terá um almoço ou não. Se é só isso? É lógico que não! Isso aqui é pura aventura e estamos somente no começo! Após essa deliciosa “entrada”, as pessoas que conseguiram têm até o penúltimo dia útil da semana para pagar e, caso não pague, elas perdem e sua reserva ficará disponível para os interessados, que podem adquirí-la de manhã no último dia útil da semana, a partir das 8h. (não recomendo, pois você precisa chegar lá umas 6h da manhã já que tem fila. Resumo da experiência própria: frio, sono, café e muitos: “que que eu to fazendo com a minha vida”)


Querida Unesp, sua hipocrisia me irrita. Ao mesmo tempo que oferecem auxílio estudantil e cotas, eles criam uma barreira para algo que é essencial para esses alunos, levando em conta que a maioria dos cursos em Bauru é integral. Não somente isso, mas praticamente todas as universidades públicas oferecem refeições para todos seus alunos, incluindo café da manhã e janta. Não justifica criar um restaurante que só atende uma mísera quantidade de pessoas. Se a questão é falta de dinheiro? Até pode ser, entretanto, há outras universidades em crise e nem por isso elas criaram esse sistema de peneiração. Fora que o RU da Unesp está entre um dos mais caros. E mais: nenhum aluno realmente sabe o porquê desse funcionamento. Palestras da universidade nunca citam esse problema e nem nos informam sobre.


Enfim, espero que vocês tenham entendido mais ou menos como funciona. Uma pena que vocês não podem comer lá a não ser que seja aluno ou pegue a carteirinha de alguém para conseguir passar na catraca. “Então porque você tá postando isso?” Como uma curiosidade mesmo! Depois de muita explicação, permito agora que você finalmente leia a resenha das comidas, a parte mais legal! (pelo menos eu acho)


O QUE ACHEI:

Vocês já me conhecem: sou esfomeada e gulosa. E óbvio que no RU eu ia fazer a festa com um almoço custando mais barato que um pão de queijo (descontando minha raivinha, pois acabei de pagar R$6,50 por um pão de queijo no @rodoserv . Julguem esse roubo). Eu havia conseguido RU para a semana inteira (YES!). Vocês por acaso também gostam de ficar sabendo o que vão almoçar/jantar algumas horinhas antes pra preparar o estômago? Eu sou assim. Gosto de saber o que vou comer bem cedo, porque aproveito e nem como nada pra na hora do rango estar com a barriga vazia. Aliás, pra mim o estado ideal de fome é quando a barriga fica roncando tão alto que a pessoa ao seu lado consegue escutar. (Sim, já passei vários micos com isso) E ah! Se é alguma comida que eu gosto, eu fico super feliz antecipadamente! (Isso é muito espírito de gordinha, eu sei) Não foi diferente antes dos almoços no RU.


Devo dizer também que sou ansiosa, então um dia antes eu já sabia o que ia ter para comer. v Apesar de oferecer almoço para quase ninguém, o RU da Unesp tem lá seus pontos positivos. Ele é bem limpinho e organizado. São as moças que servem o prato principal e a guarnição; e a sobremesa (a qual geralmente é fruta) é controlada, ou seja, só permitem 1 por pessoa. Tem open de arroz, feijão e salada, o que permite você fazer o famoso prato de pedreiro! (super aprovo. Faça e seja feliz.)


Alertando: as fotos estão na ordem dos dias da semana!


Comecemos pelo suco. Na verdade, o não suco. Isso porque aquilo definitivamente é gelatina em pó + água. É sério. A gente critica, mas toma um copão cheio e ainda pega o do amiguinho. De todos, o mais gostoso é o de morango! Segunda foi o dia menos impactante.

Segunda-feira: picadinho de frango.

Era picadinho de frango, o qual estava okay, nada demais (“pô, Carol... 4 reais ce não pode nem reclamar”, você está certo(a), porém gosto de comentar tudo detalhadinho).


Terça foi maravilicioso!!!! Rocambole de carne recheado com legumes! Tão pouquinho no prato (buáá), porém tão gostoso e bem temperado!


Terça-feira: Rocambole de carne recheado com legumes.

Terça-feira: Rocambole de carne recheado com legumes.

Quarta-feira me permite dar uma nova informação: o RU tem opção vegetariana e vegana!! Siiim! E super aprovada! Escapei de peixe naquele dia (não como peixe). Era batata cozida e ovo! Simples, entretanto bem saboroso!

Quarta-feira: batata cozida e ovo.

Quinta: bife acebolado. Divino! Lembro que meu amigo acabou ganhando um bife enorme (o dobro do meu). Só invejei mesmo. Aliás, sinto que ele é privilegiado, pois toda vez é o que ganha mais comida. Sente essa injustiça!


Quinta-feira: bife acebolado.

Sexta vem com tudo humilhando todos os outros dias: espetinho de frango empanado com sobremesa: bolo de chocolate! Nesse dia eu lembro que eu ficava falando pra todo mundo o que ia ter no almoço. Eu estava empolgadíssima. O espetinho me conquistou e o bolo fechou minha sexta-feira com um sorriso enorme! Pooxa, melhor dia no RU!!!

Sexta-feira: espetinho de frango.

Sexta-feira: espetinho de frango.

Não comentei as guarnições, pois se não isso aqui iria virar uma bíblia. O arroz e feijão todos os dias são iguais de PF! Dá vontade de sempre fazer aquela montanha no prato. Das frutas, a melhor é a melancia! Vem sempre uma fatia generosa! Queria adicionar que eu sempre ficava com meu olho gordo julgando os pratos dos outros, pra ver se vinha mais comida. “Aff, Carol... Para que tá feio.”, tá mesmo, eu sei. Mas tá tudo bem.


Brincadeiras à parte, no geral eu fiquei muito feliz com o RU da Unesp! Bem melhor que o da Usp, único RU que havia provado até então. O que estraga é isso de ter refeições contadas. Espero que não seja algo permanente... E ah!! Agradecimentos aos amigos que participaram das fotos! Hahaha👍🏻✨


PREÇO:

R$4,00

(FEB perde a moral - unespianos entenderão)

 
 
 

Comments


FALE COMIGO

Seja notificado quando houver post novo!

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Success! Message received.

bottom of page